Santa Cruz, empresa que deixou saudades
Nesta foto, observa-se alguns ônibus da Santa Cruz desativados e disponíveis para venda
Em 07 de fevereiro de 2014 foi uma data muito triste para o transporte pernambucano, sobretudo para a cidade de Jaboatão, pois uma das principais empresas de ônibus do município dava adeus aos usuários do transporte coletivo. Dessa forma, se despedia assim, para sempre, uma empresa de transporte que era a cara de Jaboatão e que durante décadas fez parte da história da cidade. As primeiras semanas de 2014 já prenunciavam as mudanças em termos de mobilidade que ocorreriam ao longo do ano, resultando assim na melhoria da qualidade de vida dos usuários do transporte público.
Garagem da empresa poucos dias antes de sua desativação
Apesar de a Santa Cruz ter deixado a desejar em alguns aspectos, creio que o povo jaboatonense vai sentir saudades dos seus ônibus antigos - porém bem conservados – datados do final dos anos 1990 e que eram mantidos em circulação até o último dia de operação da empresa. Foram muitos altos e baixos, até a decisão de seu proprietário de desistir da empresa e apostar em outra modalidade de negócios.
Dias antes, funcionários foram avisados de que seus empregos seriam preservados no processo de transição das linhas de ônibus da empresa que seriam repassadas às empresas substitutas e que tudo ocorreria dentro da normalidade. As empresas Vera Cruz, Metropolitana e Borborema terminaram assumindo suas linhas.
O ambiente na garagem era de tristeza, mas também de incertezas, pois não se sabia como seria o destino dali em diante sem uma empresa tradicional como a Santa Cruz, que carrega tanta história atrelada a fatos interessantes no seu histórico. O clima de despedida da Santa Cruz deixou tristes também muitos jaboatanenses, afinal, em cinco décadas de história foi criado um forte vínculo com a população local.
ASSISTA A ESTE VÍDEO QUE FIZEMOS EM HOMENAGEM À ANTIGA SANTA CRUZ:
Para muitos, era até difícil de acreditar que, depois de tantas dificuldades superadas, esta empresa de ônibus deixaria definitivamente de existir. Tudo por não se enquadrar nas novas regras estabelecidas na licitação do transporte público que passou a vigorar em 2014.
Não há muitas informações, mas alguns Busólogos afirmam que o proprietário da antiga Santa Cruz resolveu apostar em outra atividade de negócios, voltada para o ramo de caminhões.
Galeria com algumas fotos de Busólogos pesquisadas na web:
Galeria com algumas fotos de Busólogos pesquisadas na web:
Fonte: Ponto de Ônibus
e o que aconteceu com os onibus tao modernos e bonitos?
ResponderExcluir