quarta-feira, 15 de maio de 2019

CURITIBA SEMPRE A FRETE ANUNCIA ÔNIBUS ENERGIA LIMPA EM SEU NOVO CORREDOR DE BRT

Linha Verde, mais integrações e ônibus não poluentes estão entre prioridades nos transportes de Curitiba, diz Greca

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Foto: Adamo Bazani.
Prefeito também diz que ainda não vê com simpatia vans de aplicativos
ADAMO BAZANI
A cidade de Curitiba tem renovado a frota de ônibus depois de quatro anos de estagnação devido a desentendimentos entre empresas de transportes e o poder público.
No último ano e meio, foram colocados em circulação 248 ônibus novos e as viações prometem concluir até o final de 2020 as entregas restantes para alcançar a meta de 450 veículos zero quilômetro, conforme meta firmada com a gestão Rafael Greca.
Entretanto, apesar de importantes, somente ônibus novos não bastam.
O transporte coletivo deve ter agilidade (com as pessoas perdendo menos tempo nos deslocamentos) e modicidade (tarifas que se encaixem nos orçamentos das famílias).
Curitiba tem perdido o número de passageiros no transporte coletivo. Segundo o presidente do Setransp, sindicato que representa as empresas de ônibus, Maurício Gulin, desde 2015, quase 20% dos passageiros deixaram de usar o transporte coletivo.
Entre 2015 e 2016, foram 17,6 milhões de passageiros a menos, pouco mais de 8%. Entre 2016 e 2017, foram 19,8 milhões de passageiros perdidos.
Entre 2017 e 2018, as perdas foram menores, mas ocorreram, em torno de 2% ou 7,9 milhões de passageiros.
Muitos destes números são, em parte, explicados pelo desemprego e pela crise econômica. Mas há também a perda de atratividade dos transportes coletivos.
De acordo com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, há alguns planos para que os transportes na cidade voltem a ser referência como já ocorreu no passado.
Respondendo a um questionamento do Diário do Transporte sobre o que esperar de concreto para a mobilidade curitibana, em entrevista coletiva, Greca relacionou alguns pontos:
– investimentos na ampliação e conclusão no BRT – Bus Rapid Transit (corredor de maior capacidade e eficiência) da Linha Verde.
– Mais faixas de ônibus à direita.
– Ampliação das integrações com os ônibus metropolitanos gerenciados pela Comec.
– Alternativas de energia que não sejam o diesel para os ônibus.
Segundo Greca, nesta terça-feira, equipes da prefeitura foram até o Governo Federal para terem alguma sinalização concreta sobre as verbas necessárias para a extensão do Ligeirão da Praça Japão até o Capão Raso.
Enquanto o Governo Federal soluça, nós vamos adiantar o dinheiro, depois que ele nos pague“, disse.
Sobre as faixas de ônibus, o prefeito disse que em todos os 11 espaços implantados mais recentemente houve ganhos substanciais de tempo de viagem.
A respeito de tecnologias não poluentes, Greca disse que Curitiba deve começar a dar exemplo de inovações.
“Me fascina a ideia de energia limpa, livre do óleo diesel. Hoje é inteligente investir em energia limpa para o transporte coletivo, mas não somente. Teremos uma hidrelétrica ao lado do Parque Barigui. O Paraná não pode ficar a mercê da macabra termelétrica de Araucária”, exemplificou.
NOVAS TECNOLOGIAS
O prefeito Rafael Greca também afirmou que estuda formas de cobrança mais eficiente de aplicativos de transporte como o Uber e 99.
Esses aplicativos devem contribuir mais. Vamos fazer com que eles emitiam nota fiscal e gerem arrecadação”, respondeu Greca ao Diário do Transporte.
Sobre a possibilidade de outras opções de transporte, como vans atendendo a uma demanda específica, mesmo sendo um transporte coletivo, Greca disse não ver ainda com simpatia.
O transporte público de massa deve ser priorizado sobre o individual ou de baixa demanda. Canaleta (corredor) é só para ônibus”, disse.
As declarações do prefeito foram feitas durante evento de apresentação de 65 novos ônibus da marca Volvo para o sistema municipal.
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
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Foto: Adamo Bazani
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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