quarta-feira, 7 de março de 2018

Marcopolo conquista certificação internacional para validar carrocerias pela norma ECE R66



Programa também vê os pontos onde são necessários reforços e aumento da maleabilidade.
É possível agora fazer a análise virtual para tombamento de carrocerias de ônibus
JAÍLSON SILVA
A fabricante brasileira de carrocerias Marcopolo conquistou uma certificação internacional para validar virtualmente seus ônibus pela norma mundial ECE R66, que impõe regras sobre segurança e tombamento.
A informação foi divulgada pela Marcopolo nesta segunda-feira, 05 de março de 2018, mas a certificação foi concedida no segundo semestre de 2017, pela VCA – Vehicle Certification Agency ), “entidade internacional homologadora designada para veículos rodoviários e off-roads e tratores agrícolas (Diretivas e Regulamentos da UE e Regulamentos ECE automotivos) e pertencente ao Departamento de Transportes do Reino Unido, que garante que a metodologia de análise virtual de tombamento da Marcopolo é válida e aceita para homologação de carrocerias, no que diz respeito à resistência ao capotamento (ECE R66).” – conforme explicou em nota.
O gerente administrativo geral de vendas, Roberto Stallivieri, que foi o engenheiro que acompanhou todas as etapas do projeto, explicou em nota que com esta certificação, não é mais necessário fazer o tombamento físico dos ônibus.
“A partir de agora, não é mais necessário realizar um teste de tombamento físico. Estamos certificados pela VCA a homologar qualquer estrutura por simulação virtual, para qualquer mercado reconhecido pela VCA (todos os países membros das Nações Unidas)”, enfatizou o executivo em nota.
A sede da Marcopolo poderá implantar esta metodologia em todas as fábricas que possui ou é coligada no mundo, mesmo para a validação dos projetos desenvolvidos em cada mercado específico.
A empresa informou que com a certificação virtual, o custo e o tempo de homologação dos modelos de ônibus devem cair de maneira significativa.
Com a possibilidade de usar a metodologia em diversas plantas, a Marcopolo diz que será possível estabelecer um padrão mundial de conceitos estruturais, fazendo com que todos os Type Approvals para ECE R66 sejam analisados e encaminhados da mesma forma e a partir da unidade brasileira.
Simulações mostram as áreas onde há maior pressão sobre carrocerias em curvas e desníveis de pista
Stallivieri disse que será possível aprimorar os investimentos de segurança e que o processo para a conquista foi longo.
“A Marcopolo está comprometida com a segurança das pessoas, por isso, essa certificação de análise de tombamento virtual permitirá que a engenharia projete veículos cada vez mais seguros e com um tempo de projeto reduzido. Sem dúvida, esse processo coloca a engenharia da Marcopolo entre as mais avançadas da indústria automotiva brasileira”, comenta.
Em nota, a encarroçadora explica ainda que a VCA South America tem 40 anos de experiência e possui uma filial em São Paulo.
Com quase 40 anos de experiência no mercado internacional, a VCA dá assistência à indústria automotiva do Reino Unido e mundial, e tem operações em diversos países, como Austrália, Brasil, China, Coreia, Estados Unidos, Japão, Índia, Itália, Malásia e Turquia.
Com sede em São Paulo, a VCA South America oferece para serviços como homologações de novos veículos, sistemas e componentes, reconhecidas internacionalmente, de acordo com as diretivas e regulamentos da União Europeia e ECE; validação dos processos para manter conformidade de produção – parte fundamental de todas as homologações internacionais de produtos automotivos; suporte regulatório para venda de veículos em países da América do Sul, e certificação compulsória brasileira de componentes automotivos em colaboração com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Fonte: Diário do Transporte com Adamo Bazani

Nenhum comentário:

Postar um comentário