terça-feira, 10 de setembro de 2019

Lançamento BYD ELÉTRICO K12A


Conheça o K12A primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico da BYD
Por Igor Roberto  02/04/2019  5020  Sem comentários
A BYD apresentou o primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico do mundo. Com 27 metros de comprimento, o modelo K12A.





O veículo foi apresentado em Shenzen, sede da empresa na China, e prestará serviço com a Transmilenio de Bogotá.

O K12A atinge uma velocidade máxima de 70 km/h e foi projetado para transportar 250 passageiros.


A BYD informou por meio de nota que o ônibus biarticulado elétrico é equipado com um sistema 4WD distribuído, “que pode alternar entre tração de duas ou quatro rodas sem problemas para atender às demandas de diferentes terrenos, além de reduzir o consumo total de energia do veículo”.


Sobre o veículo K12A biarticulado
Ele é compatível com os corredores BRT e apresenta uma carroceria em liga de alumínio e as principais tecnologias de baterias, motores elétricos e controles eletrônicos da BYD.

Com design integrado inteligente, o biarticulado 100% elétrico possui ainda sistemas que gerenciam o calor da bateria, além de sistema regenerativo de energia.

O barramento está equipado com portas de carregamento tanto em corrente contínua quanto em corrente alternada (AC e DC), que podem ser comutadas livremente para atender a todas as necessidades dos operadores.

“Uma carga pode durar quase 300 km e, portanto, pode responder às demandas da operação de um dia inteiro”, diz um trecho da nota da BYD.

BYD Brasil
Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, afirma que os corredores de ônibus BRT são uma ótima opção para qualificar o transporte público.

“Com a chegada dos biarticulados elétricos, agora os BRT elétricos podem ainda reduzir ruídos e poluição, melhorando a qualidade de vida nas nossas cidades”, afirma Maluf.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

NOVO HIBRIDO DA ELETRA

Novo Híbrido Dual da Eletra de 15 metros será destaque na Arena ANTP


A autonomia da bateria, neste novo modelo é maior, podendo operar 25 km por volta exclusivamente no modo elétrico. – Foto: William Rufino
Evento debate em São Paulo tendências e soluções para mobilidade. Veículo tem maior autonomia no modo elétrico
jailson silva
A Eletra, empresa 100% nacional de tecnologia para mobilidade limpa, apresenta mais uma novidade ao mercado: um novo modelo de ônibus Dual.
O veículo, que foi fotografado em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, tem carroceria Marcopolo Torino LE e chassi Volkswagen 18-280 OT LE, de piso baixo.
Diário do Transporte entrou em contato com a Eletra que confirmou que o veículo, de 15 metros de comprimento, será um Dual Híbrido, ou seja, reúne as tecnologias 100% elétrica e híbrida/elétrica.
A autonomia da bateria, neste novo modelo é maior, podendo operar 25 km por volta exclusivamente no modo elétrico.
O novo ônibus da Eletra será uma das atrações da Arena ANTP, evento da Associação Nacional de Transportes Públicos que vai ser realizado na capital paulista entre os dias 24 a 26 de setembro, no Transamerica Expo Center, na zona Sul da capital paulista.
A Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana vai reunir especialistas, indústria, representantes do poder público e imprensa especializada em transportes para debater tendências sobre os deslocamentos na cidade.
A Eletra, com sede em São Bernardo do Campo, é pioneira em Dual-Bus no Brasil.
O primeiro Dual foi lançado oficialmente em 2015 e opera no Corredor Metropolitano ABD, que liga o ABC Paulista à Capital. É um ônibus “superarticulado” de 23 metros de comprimento com chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio Millennium III, que reúne as tecnologias elétrica-pura e trólebus.
Em 2017, foi lançada a versão Padron, de 13,2 metros, um veículo que reúne as tecnologias elétrica-híbrida e 100% elétrica, com carroceria Caio Millennim III e chassi Mercedes-Benz.
A principal vantagem da solução Dual, sendo a empresa, é a flexibilidade do veículo. A tecnologia a ser utilizada pode ser escolhida de acordo com os diferentes momentos da operação do ônibus, inclusive num mesmo trajeto.
Essa flexibilidade proporciona uma operação mais adequada e racional, o que pode resultar em maior economia para a prestação de serviços e ampliação da durabilidade de peças, componentes, insumos e do veículo como um todo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes