quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SCANIA K310IB 6X2 ENCARROÇADA COMO COMIL SVELTO BRS TEM APRESENTAÇÕES INICIADAS HOJE NAS GARAGENS DAS EMPRESAS DO RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA

Hoje teve inicio pela Movesa Scania Recife,uma campanha de apresentação do seu produto junto as empresas de transportes da região metropolitana do Recife, a primeira empresa a receber os Comil svelto k310ib 6x2 brs foi a Mobibrasil.

O motor já é conhecido pela Mobibrasil pois já equipa seus BRTs do corredor Leste Oeste e o diferencial é a carroceria de 15 metros que transporta quase 80% de um articulado, hoje este ônibus de 15 metros transporta, 130 passageiros r um articulado de 18 metros hoje transpourta pouco mais de 149 passageiros.

veja o vídeo exclusivo da apresentação na Mobibrasil :


matéria: Jaílson silva

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Mercedes-Benz lança edição especial Actros1, pensada para o caminhoneiro



A Mercedes-Benz Trucks do Reino Unido está apresentando a série especial Actros1, limitada em apenas 100 unidades, e com foco exclusivo no caminhoneiro. O caminhão é repleto de tecnologia, conforto e aprimoramentos visuais.
Com o nome exclusivo, o Actros1 é pensado exclusivamente para caminhoneiro autônomos que tenham um caminhão, ou para se tornar o caminhão número um de frotistas, para aumentar o conforto do motorista e ajudar a reter mão de obra.
O modelo é uma variante do Actros padrão 6×2, com cabine GigaSpace, em cores preto ou prata e preto. São duas variações de motor, com 625 cavalos de potência ou 530 cavalos. Os modelos são disponíveis para essa série especial são o 2563LS e o 2553LS, equipados com motores OM473 de 15,6 litros e 625 cavalos, ou o OM471 de 12,8 litros e 530 cavalos.

O caminhão conta ainda com assistente de frenagem ativo nível 4, controle de proximidade, freio-motor de alto de desempenho e monitor de pressão dos pneus. O caminhão conta ainda com controle de transmissão e sistema de gerenciamento Fleetboard.
O caminhão é monitorado constantemente por uma série de sensores, e caso haja qualquer problema, o concessionário mais próximo fica em prontidão para receber o caminhão e realizar o reparo no menor tempo possível.
Por dentro o caminhão é completamente estilizado, com colante em couro, bancos Confort Leather, que incluem até massageador, sistema de multimídia completo, e uma cama Premium Confort. Além disso tem controle climático de alta eficiência, teto solar elétrico, microondas, geladeira e armários amplos.
O logotipo da série especial Actros1 vem em placas na cabine e na porta, e servem para lembrar o motorista que este é um caminhão como nenhum outro.
Por fora, o caminhão é pintado em cores especiais, com rodas de alumínio da Alcoa, do modelo Dura-Bright, mais largas para o eixo dianteiro, com cubos pintados e buzinas montadas no teto. Os faróis são de Xenon, e a iluminação traseira é el LED. Na frente a estrela da Mercedes-Benz é iluminada.
fonte: Mercedes Benz do Reino Unido

LANÇAMENTO - CAIO INDUSCAR PRODUZ SEU PRIMEIRO URBANO DE 16 METROS NA CARROCERIA APACHE VIP IV SOBRE O CHASSIS VOLVO B270F

A encarroçadora Caio Induscar acaba de produzir o primeiro modelo Apache Vip IV com 15 metros de comprimento. O veículo foi fotografado em Botucatu (SP), onde fica a sede da empresa.

O ônibus foi montado sobre o chassi B270F  Volvo ,com o último eixo direcional, facilitando a operação do condutor. 
    O Vip IV vem em uma  configuração  diferente, ois conta com duas portas.


O modelo desenvolvido para Grandes demanda de passageiros, podendo  transportar mais de 125 passageiros, dando agilidade e uma boa qualidade de operação.



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Mercedes-Benz vende 150 ônibus urbanos para o sistema de Recife

Frota já a caminho do Recife





Chassi OF1721 está entre os mais vendidos do País, diz Mercedes-Benz. Clique para ampliar
São 85 unidades para a Caxangá e 65 unidades para a Metropolitana, que devem ser entregues a partir de março
JAÍLSON SILVA
  • Unidades do chassi OF 1721, o campeão de vendas da marca, foram adquiridas pelas empresas Caxangá e Metropolitana e serão entregues em março
  • Atendimento especializado Center Bus e amplo portfólio de peças e serviços pesaram na escolha pela marca
  • Mercedes-Benz liderou as vendas de ônibus em Recife no ano passado, com 50% de participação de mercado
Mercedes-Benz negociou 150 chassis OF 1721 para renovação de frota do transporte coletivo urbano de Recife, capital de Pernambuco. São 85 unidades para a Caxangá e 65 unidades para a Metropolitana. Os ônibus serão entregues no próximo mês de março. Essas vendas foram realizadas com financiamento do Banco Mercedes-Benz, por meio de CDC.
“Nos últimos dois anos, realizamos a venda de cerca de 330 chassis da nossa marca para Recife”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, fechamos o ano de 2017 na liderança de vendas no mercado local, com 50% de market share. Essa nova comercialização de 150 unidades garante a manutenção de uma excelente participação de mercado numa região muito concorrida”.
Assim como nos anos anteriores, a Caxangá e a Metropolitana optaram pelo OF 1721 para renovação de frota. “O chassi de ônibus OF 1721, nosso campeão histórico de vendas, oferece robustez e resistência nas severas operações do transporte urbano de massa, daí a ampla preferência por esse modelo nas renovações de frotas de diversas regiões metropolitanas do País” reforça Walter. “Os chassis da nossa marca também são reconhecidos no mercado pelo ótimo nível de conforto e segurança que oferece aos usuários e ao motorista. Além disso, se destacam pelo reduzido consumo e baixo custo operacional para as empresas, contribuindo para a obtenção da rentabilidade desejada”, destaca o executivo.
Atendimento especializado aumenta as vantagens para os clientes
A liderança nas vendas de ônibus em Recife e no Nordeste demonstra o êxito do trabalho que a Mercedes-Benz desenvolve na região visando maior aproximação com os clientes do segmento. “Isso inclui, por exemplo, o atendimento especializado dos concessionários Center Bus”, afirma Walter. “Eles oferecem uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, na qual os clientes encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista”.
Por meio do Center Bus, é dado todo apoio ao cliente, desde o processo de vendas até o treinamento de seus motoristas e mecânicos, além da disponibilização de oficinas volantes, devidamente equipadas para atender às necessidades de assistência técnica dos frotistas onde eles precisarem.
O atendimento e a assistência especializada dos concessionários ampliam ainda mais as vantagens oferecidas aos clientes. Por meio da Rede, eles têm à disposição três linhas de peças de reposição (peças genuínas, remanufaturadas RENOV e Alliance Truck Parts), planos de manutenção específicos para ônibus, assistência 24 horas e diversos outros produtos e serviços. Isso contribui para que as empresas obtenham a maior disponibilidade possível de seus veículos, trabalhando e gerando resultado.
OF 1721 oferece opções de suspensão metálica ou pneumática
Além de atender o transporte urbano de passageiros, o OF 1721 é indicado também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, os veículos recebem carroçarias com características de ônibus rodoviários.
Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor se destaca pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.
Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721 é oferecido também com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação à comodidade do veículo.
Entre os itens de série do OF 1721 incluem-se ainda o exclusivo freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS). A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital, retarder e limitador de velocidade.
Negócios do Banco Mercedes em Recife
A regional de Recife do Banco Mercedes-Benz atingiu, em janeiro, R$ 67 milhões em novos negócios, o melhor resultado desde dezembro de 2014. No primeiro mês deste ano, foram financiados 332 veículos, dos quais 290 por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). O principal destaque veio do segmento de ônibus urbano: a unidade bateu o recorde histórico com 224 unidades negociadas nessa capital, o que representa 67% do volume dos contratos. Na sequência, vieram os caminhões, com 27%, e os modelos da linha Sprinter, com 6%. 
“Esse resultado representa um crescimento de 42% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o salto é de 168%”, afirma o gerente regional dos escritórios regionais de Recife e Brasília, Áureo Vasconcelos. “Com 87% dos negócios, o CDC foi a modalidade de crédito escolhida pelo consumidor. A redução da taxa Selic, aliada à simplicidade da operação que tem parcelas fixas, contribuiu para o aumento da procura por este tipo de operação”, avalia o executivo.
A expectativa para os próximos meses é de que a regional, que atende aos Estados do Norte e Nordeste do País, mantenha um crescimento robusto. “Já obtivemos bons resultados no último trimestre e esperamos atrair e conquistar novos clientes, oferecendo produtos sob medida para que atendam as suas necessidades”, diz Vasconcelos.


Matéria Blog GRMPE / DIVULGAÇÃO MERCEDES BENZ enviada por e-mail ao Blog Revista do Ônibus / Caminhão Pernambuco

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

MAN Latin America quer mais mulheres em cargos de gestão (Ônibus e Caminhões )


Divulgação MAN Latin America

O objetivo da montadora das marcas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN é atingir um percentual de 20% de seu quadro executivo formado por mulheres até 2025. Para incentivar esse movimento crescente, a MAN Latin America é uma das patrocinadoras da primeira edição do Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business nesta terça-feira (20), em São Paulo, com o objetivo de debater a importância da presença feminina nas empresas, inclusive como estratégia de sustentabilidade e lucratividade.
De acordo com estudo da consultoria McKinsey, companhias mais diversas, com participação importante tanto de homens quanto de mulheres na gestão têm resultado financeiro 15% superior à média das concorrentes. Esse compromisso é realidade na MAN Latin America: para a última grande leva de contratações da montadora, durante a seleção do programa de trainees, 50% dos aprovados são do sexo feminino.
“O debate sempre leva a melhores conclusões. Queremos ser campeões globais e isso só é possível em um ambiente plural. Por isso valorizamos a diversidade e acreditamos na igualdade de oportunidades para resultados mais criativos e inovadores, aspectos fundamentais para a competitividade da empresa”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Os avanços nesse sentido estão permeados por toda a organização. Há mulheres em cargo de liderança até mesmo em áreas extremamente técnicas como a de motores e projetos especiais. Essas histórias servem também de inspiração e motivação para todas que trabalham na empresa.
Criado em 2015, o programa Woman compreende a troca de experiências para incentivar o crescimento profissional e pessoal das mulheres. Liderada por colaboradoras, a iniciativa promove encontros e fóruns com participação de executivas e executivos externos e internos para compartilhar suas trajetórias, dicas de carreira e ensinamentos sobre liderança. “Com isso, buscamos mostrar o universo de possibilidades que existe para as profissionais da empresa”, reforça Cortes.
Como parte de seu incentivo ao crescimento das mulheres na indústria automotiva, a MAN Latin America também participa da primeira pesquisa sobre a presença feminina com foco no setor, que tem por objetivo mapear a evolução e identificar quais áreas e segmentos registraram os maiores avanços.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Brasil precisa acelerar a produção de veículos elétricos (Ônibus,Caminhões,Carros,Motos e maquinas Agrícolas)

Imagem relacionada
fonto: Pesquisa web

Os veículos elétricos são uma tendência sustentável e irreversível ao redor do mundo, graças ao seu sistema primário de energia e seu meio de locomoção não poluente, já que não emite gases nocivos ao meio ambiente, o que torna uma das grandes soluções na luta contra a poluição nos centros urbanos e consequentemente o aquecimento global. Além de apoiar a sustentabilidade, um modelo elétrico é também muito econômico. Na Europa, que é o lugar com a maior concentração de carros desse tipo, um veículo movido a gasolina gasta, no mínimo, quase 10 € por cada 100km; um movido a diesel fica em média de 7 €, enquanto o automóvel movido a eletricidade percorre os mesmos 100km por 2 € – convertendo para o real seriam apenas R$ 7,90. Uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro – cerca de 450 km – sairia por R$35,50.
Resultado de imagem para taxi eletrico
foto:Psquisa web
Além disso, serviços de aplicativos de mobilidade – como táxi e Uber – ficariam mais baratos, se houvessem mais carros no modelo elétrico em circulação. Porém, de acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), há apenas 2,5 mil veículos nesse modelo no Brasil, número muito baixo comparado ao total da frota nacional de 92 milhões, segundo Departamento Nacional de Trânsito.
foto:
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lidera a discussão no grupo de trabalho que trata de mobilidade elétrica e híbrida do Rota 2030. A agência defende incentivos ao setor automobilístico para pesquisa e desenvolvimento de modelos tecnologicamente mais avançados. O presidente da ABDI, Guto Ferreira, diz que a inserção dos carros elétricos no mercado é estratégica e deve estar na agenda do Brasil. “Depois da assinatura do acordo climático de Paris e várias nações anunciarem a extinção da produção de veículos movidos a combustíveis fósseis em um curto período de tempo, é impensável que o Brasil não vá participar dessa mudança”, explica Ferreira, que está fechando uma agenda de visitas a plantas que produzem veículos elétricos ao redor do mundo.
MDIC e ABDI têm defendido um regime tributário diferenciado para quem alcançar metas de eficiência energética. “O país precisa acelerar a produção dos carros elétricos e híbridos, tanto para maior desenvolvimento da indústria brasileira, como para apoiar a sustentabilidade do meio ambiente”, diz o presidente da ABDI.
O país com maior número de carros elétricos em relação ao total de veículos é a Noruega. Lá, um em cada quatro carros circulando nas ruas é elétrico. Na Holanda, segundo país da lista, 10% da frota já é elétrica. Outros quatro europeus  —  Suécia, Dinamarca, França e Reino Unido  — , mais a China, têm 1% dos veículos movidos a eletricidade. “O carro elétrico ainda tem preço alto no Brasil. O que mais onera a produção é a bateria, que representa de 30 a 50% do valor total do veículo. Mas a tendência é de queda à medida que a produção ganhe escala”, avalia Guto Ferreira.
As baterias de carros elétricos podem ser produzidas com alguns tipos de materiais, como níquel, lítio e sódio. Devido ao menor custo e melhor rendimento, o lítio é a liga mais utilizada. No Brasil, que possui reservas do mineral, os estudos para a produção de baterias de lítio já começaram.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Renovação - Curitiba receberá nova frota de Bi Articulados na sua frota 2018

Jaílson Silva

Depois de alguns anos sem ônibus novos, Curitiba, no Paraná, dá inicio à renovação da frota da cidade em 2018. A a primeira grande entrega será de 25 biarticulados Volvo, marca escolhida pelas empresas operadoras do transporte coletivo da capital paranaense.“A Volvo é especialista em sistemas organizados de transporte público em massa. Temos o orgulho de ter a melhor tecnologia, que traz mais conforto para passageiros e motoristas, menor custo de operação e maior confiabilidade. 

Estamos trabalhando nesta área nos últimos 30 anos. Isso não se constrói da noite para o dia”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos ônibus começarão a ser produzidos no início do ano. 100% do financiamento às empresas que fizeram a aquisição foi viabilizado por meio da Volvo Financial Services, braço financeiro da marca.
Os ônibus Volvo têm presença destacada no sistema de transporte de Curitiba. 

O biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Desde então, a Volvo se especializou neste tipo de veículo, conquistando liderança absoluta neste mercado com uma tecnologia única de motor central, que traz capacidade e conforto superiores. Na América Latina, a frota circulante de biarticulados da marca é de cerca de 700 veículos, o que representa cerca de 99,9% de participação no segmento. Em Curitiba há 155 biarticulados Volvo em operação atualmente.

Nova geração de veículos

Os novos biarticulados de Curitiba são do modelo B340M Gran Artic, última geração de veículos da marca, com avançadas tecnologias de segurança e conforto. “O motor, o comportamento dinâmico no rodar e a eletrônica embarcada estão muito melhores nesta nova versão. Os passageiros e motoristas vão sentir a diferença.”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. Com 28 metros de comprimento, os novos ônibus de Curitiba transportam 270 passageiros. A montadora ainda tem uma versão com 30 metros e capacidade de 300 passageiros.

Os biarticulados Volvo têm motor central, posicionado abaixo do piso. É a melhor solução para associar alta capacidade de passageiros, conforto acústico e térmico. “Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema em veículos com motor grande como os biarticulados. O motor central é uma configuração que só a Volvo tem e que nos permitiu conquistar a confiança de todos os mercados que operam biarticulados na América Latina e em outros continentes”, assegura Todeschini. Atualmente os biarticulados da marca circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala, Quito, além da própria Curitiba. Este tipo de veículo roda também em vários países fora da América Latina.

Com ônibus articulados e biarticulados Volvo, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento. Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Todos operam veículos da marca Volvo.

Novas Carrocerias

Além dos benefícios dos chassis Volvo, os biarticulados de Curitiba terão carrocerias com novo design externo e melhorias no espaço interno, iluminação, portas entre outras.

Informações: Via Trolebus

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Lançamentos e Exportação - MARCOPOLO INICIA 2018 COM ENTREGAS NA ÁFRICA


Fabricante exportou 34 veículos para cliente de Angola

Jaílson silva

A Marcopolo inicia 2018 com novos negócios para a África e faz, em parceria com a Asperbras, concessionário Volkswagen na Angola, a entrega de 34 unidades do ônibus rodoviário do modelo Viaggio 1050 para a empresa Macon, um dos maiores operadores de transporte coletivo do país. Os veículos começarão a ser utilizados em rotas intermunicipais e fazem parte do programa de renovação de frota da operadora angolana.

“Continuamos atuando forte em todo o mercado africano. E a despeito de 2017 ter sido um ano de economia desfavorável em Angola, a Macon manteve o investimento na renovação de sua frota, o que demonstra a sua fidelização, pois nos últimos anos tem adquirido mais veículos”, enfatiza Ricardo Portolan, gerente executivo de negócios internacionais Região Oriente Médio e África, da Marcopolo.

Os ônibus Marcopolo Viaggio 1050 fornecidos à Macon são equipados com 46 poltronas do tipo Executivo reclináveis com revestimento em couro ecológico e cinto de segurança retrátil. Para ampliar o conforto dos passageiros, o veículo conta com vidros colados, sistemas de ar-condicionado e audiovisual com DVD e monitores.

Com carroceria montada em chassi Volkswagen 18.320, os ônibus têm 12.500 mm de comprimento e possuem câmbio automatizado, câmera de ré e internet sem fio (Wi-Fi). Desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão disponível no mercado de ônibus intermunicipais, o Marcopolo Viaggio proporciona mais conforto aos usuários, menor custo operacional e fácil manutenção, com componentes e peças disponíveis em toda a rede Marcopolo.

Forte presença na África e Oriente Médio

O foco nas exportações permitiu que a Marcopolo ampliasse a sua presença nos mercados da África e do Oriente Médio. “Em 2017, as exportações de ônibus fabricados no Brasil para países da região, como África do Sul, Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Catar, Costa do Marfim e Togo cresceram. Continuamos buscando negócios em novos mercados e enviamos, somente no último trimestre, mais de 200 unidades, entre modelos rodoviários e urbanos”, acrescenta Portolan.

Crédito das imagens: Douglas de Souza Melo

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Caio Induscar - Lançamento do Micro F2400

Lançamento
foto: divulgação Caio / Blog Revista do Ônibus Pe

A Caio Induscar, mais uma vez na vanguarda, traz  o lançamento do micro F2400, em substituição ao Foz 2400, nas versões urbana e executiva. 

Para atender com eficiência às necessidades do mercado, o modelo foi projetado com o objetivo de facilitar a manutenção e reposição de itens, com preços acessíveis ao operador. Outra vantagem é a redução do peso do veículo, mantendo a resistência e durabilidade de sua estrutura (comprovadas por cálculos estruturais - método de elementos finitos e teste em pista parametrizada), resultando em ganho de consumíveis para os clientes. O F2400 foi concebido com novos materiais que garantem leveza e melhor acabamento, como o polipropileno, aplicado em vários componentes internos.

Nas duas versões, o design arrojado e moderno, com formas arredondadas e aerodinâmicas da dianteira e traseira, confere ao F2400 a imponência e força características dos produtos da marca Caio. O para brisa, com ampla área de visibilidade, contribui para um melhor campo de visão do motorista.

O conjunto óptico, com novos elementos e intercambiáveis com outros modelos da marca, prioriza o melhor custo benefício, caso seja necessária a reposição. 
Adequado às novas normas, o F2400 possui DRL (farol de rodagem diurna) em LED, o que proporciona eficácia e durabilidade superiores. Na versão urbana, possui lanternas em LED, mais duráveis, e com baixo custo de substituição. Já na versão executiva, possui bloco óptico único, com tecnologia de luz homogênea, conferindo maior sofisticação e tecnologia ao modelo.
O F2400 executivo possui tampa traseira em alumínio que, devido à sua leveza, proporciona comodidade de acesso ao bagageiro. Na versão urbana, a traseira possui novo para-choque tripartido e com dois refletivos, facilitando a manutenção.
O interno do veículo possui conjunto do painel e cofre do motor com novo design, proporcionando conforto térmico e acústico aos usuários, com base que reveste todo o patamar do motorista, minimizando a entrada de calor e ruídos. Além disso, seu novo design facilitou o acesso do motorista aos instrumentos. Já a central elétrica, embutida na base do painel, possibilita amplo acesso à manutenção.
Alguns opcionais na versão executiva, são: degraus do veículo com iluminação em led embutida, ar condicionado, bagageiros com proteção de mala, calefação, calotas, sanitário, dentre outros.

Matéria: Jaílson Silva

Caio Induscar – tradição transformando o futuro


foto: divulgação

A marca Caio tem muito a comemorar. Já se passaram 72 anos desde os primeiros ônibus produzidos artesanalmente em 1946, com estrutura em madeira revestida de chapa, às mais modernas carrocerias compostas por estruturas leves e sólidas, e por itens de tecnologia embarcada inovadores. Uma história que acompanhou inúmeras crises político-econômicas, refletindo em fases mais difíceis, e momentos de grande crescimento do nosso país, que fomentaram o aumento da atuação da marca, não só no mercado nacional, como também na América Latina, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania. Com abrangência global, atualmente a Caio está presente em mais de 50 países.
Em toda a sua trajetória, a tradicional marca é sinônimo de qualidade, solidez e durabilidade. A Caio Induscar é uma empresa 100% brasileira, que tem em seu DNA a paixão por produzir ônibus, refletida em números. Um exemplo disso é que fechou o ano de 2017, com cerca de 58% de share na venda de ônibus urbanos no Brasil, mantendo a liderança nesse segmento.
A conquista é resultado de fatores como a força de trabalho, um portfólio completo de soluções, parcerias com fornecedores e clientes, gestão forte e foco na antecipação de tendências e necessidades do mercado.
Os colaboradores são o maior ativo da Caio Induscar, profissionais engajados na busca por conhecimento. O resultado desse comprometimento é a qualidade dos produtos oferecidos, que contam com design moderno, conforto e segurança. São resistentes e demandam baixo custo de manutenção.
A tradição da marca é estar sempre na vanguarda, lançando produtos inovadores que vão além do transporte coletivo de passageiros e que contribuem de fato com a evolução da mobilidade urbana.
BRTO portfólio de produtos abrange modelos de ônibus rodoviários, urbanos (padrón e articulados), mídis, micros e minis. O Apache VIP, modelo urbano recorde de vendas no país, é um dos maiores exemplos de eficiência operacional e facilidade de manutenção. Também faz parte do portfólio da marca, o Millennium BRT articulado, com até 23 metros de comprimento e lotação média de 176 passageiros, atendendo à demanda de grandes centros urbanos.
A inovação da marca também pode ser comprovada em veículos especiais, com o conceito de sustentabilidade, produzidos com empresas parceiras para a utilização em sistema trólebus, que possuem baterias que garantem autonomia de até 7 km sem estarem conectados à rede elétrica, veículos híbridos e também os 100% elétricos, com baixa e zero emissão de poluentes, respectivamente.
Assim, a busca por inovação é constante. São realizados estudos específicos, como o de aplicação de materiais mais leves e duráveis, sem perder a robustez da estrutura. Também aplicadas pesquisas técnicas e com clientes finais, para identificar outras possíveis oportunidades de melhorias. Os produtos Caio são aprovados por meio de cálculos estruturais e testes de resistência.
Prezar pela qualidade de seus produtos e processos é compromisso perene da marca, que foi a primeira fabricante de carrocerias do Brasil a conquistar o certificado ISO 9001, que se mantém até os dias atuais.
A satisfação dos clientes é um compromisso constante da Caio, que combina produtos, atendimento e serviços de qualidade. A fabricante de ônibus possui uma equipe de representantes de vendas com vasta experiência e know how, conectada com o mercado e os clientes.
A assistência técnica oferecida, presta serviços ágeis e de excelência. Para isso, os técnicos realizam atendimento personalizado, além de ministrarem treinamentos a operadores de transporte.
Os clientes contam, também, com o serviço de reposição de peças, que possui uma equipe eficiente e rápida para atender às suas necessidades. Completo, o serviço engloba rede de representantes em vários pontos do país.
Outros pontos fortes da empresa, características do Grupo que assumiu a marca em 2001, são a preocupação em manter os compromissos com seus clientes e entender o seu negócio, por serem também operadores de ônibus. Sob a atual gestão, a Caio produziu, no período de 2001 a 2017, cerca de 120 mil carrocerias, na sua maioria voltadas para o segmento urbano.
A evolução faz parte da história da Caio, que atualmente possui capacidade instalada de produção de 40 unidades por dia, na Planta de Botucatu, e 12 unidades por dia na Planta de Barra Bonita.
A empresa faz parte do Grupo Caio, formado por fabricantes de peças em fibras, peças de plásticos automotivas, vidros temperados, processamento e distribuição de alumínio, além de operadoras de transporte público por ônibus e concessionárias. Atualmente as unidades fabris do Grupo Caio ocupam quase 250 mil metros quadrados de área construída, e sua força de trabalho é composta por cerca de 3.836 colaboradores.
Alguns acionistas do Grupo adquiriram recentemente ativos da Busscar, marca de carrocerias de ônibus, com histórico de excelência em produtos rodoviários, e a estão trazendo de volta ao mercado.
A trajetória da Caio também foi marcada por grandes desafios gerados por crises político-econômicas de nosso país, sendo a mais recente iniciada em 2015. O momento crítico exigiu a tomada de várias medidas, como a adequação da produção e estratégias para manter a empresa saudável e grande parte de seus colaboradores em atividade.
Para 2018, a palavra é esperança. De que o país volte a crescer, gerando oportunidades de crescimento para todos os segmentos, inclusive o de transporte. Uma maior realidade tarifária no setor de transporte de passageiros, apontam para um crescimento gradativo das vendas a partir deste ano.
A Caio Induscar iniciou 2018 com novos pedidos e está com sua força de trabalho operando para atender à demanda. A empresa acredita que a forte crise que afetou os setores automotivo e de transporte, está ficando para trás. Por isso, a Caio, marca que melhor alia tradição, tecnologia e qualidade, está de olho no futuro.
fonte: Diário do Transporte

NOVIDADE E POLEMICO - O próximo passo do Uber: o transporte público


foto: Divulgação Uber / Blog Revista do Ônibus Pe

Durante um evento organizado nos Estados Unidos, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, “dedurou” o possível próximo passo da companhia nos Estados Unidos e até mesmo mundo afora: o transporte público.
De acordo com o jornal Financial Times, Khosrowshahi afirmou que gostaria de ver o Uber expandindo o seu negócio para o transporte público e até “convidou” outras empresas de tecnologias e apostarem nessa empreitada. Ele citou como exemplo a Amazon.
Em seguida, perguntado se essa era um desejo real da companhia, o executivo disparou: “Eu quero executar os sistemas de ônibus para uma cidade. Eu quero que você pegue um Uber e entre no metrô. Ao sair, um Uber estará esperando por você”, disse.
Viação Uber
O curioso é que a mecânica de remuneração do transporte público (muitas vezes complementada com subsídio público) não necessariamente é nova, segundo observa o portal The Verge.
O UberPool surgiu como um serviço que se aproxima dos valores cobrados pelo transporte público. Mais do que isso, a empresa já realiza em Seattle, nos Estados Unidos, um serviço chamado UberHop, que, em linhas gerais, lembra um ônibus circular: há pontos fixos e pré-estabelecidos para “pegar um Uber”.
Outro modelo que guarda alguma semelhança com o poder público vem sendo empregado em Summit, Nova Jersey. Lá, a empresa recebe um subsídio do poder público para complementar a oferta de transporte da cidade. Outras cidades, caso de Altamonte Springs, no estado da Flórida, foram além: substituíram o transporte público por Uber. Há casos em que a empresa oferece bicicletas em determinadas cidades.
Fonte: Consumidor Moderno / Blog Revista do Ônibus pe

Uber diz que profissão de caminhoneiro vai mudar, não desaparecer


foto: Arquivo blog
A Uber se tornou uma empresa gigante no Vale do Silício nos Estados Unidos. A empresa que iniciou como uma concorrente direta aos taxis, agora investe em condução autônoma para carros e caminhões e também em uma plataforma de gestão de fretes. Com o investimento massivo da empresa em tecnologias autônomas em caminhões, por meio da empresa OTTO, há o temor dos motoristas de caminhão da profissão desaparecer com o passar do tempo.
Porém, de acordo com a Uber, a profissão não vai sumir, mas mudar. Como a tecnologia autônoma é mais viável para trechos rodoviários longos, vai aumentar muito a demanda por mão de obra localizada, em rotas urbanas e interurbanas, o que não deve impactar negativamente no número de motoristas trabalhando.
A empresa espera um aumento total de cerca de 1,4 milhão de motoristas em transporte de curta distância. Caminhões autônomos teriam muita dificuldade para trafegarem em rotas urbanas, entre centros de distribuição de empresas e em outras situações de tráfego intenso e anda e para.
Com isso a profissão deverá ficar mais atraente para os motoristas nos Estados Unidos, com salários mais consistentes e mais tempo em casa, dois dos maiores motivos da falta de motoristas no país. Atualmente estima-se que faltam cerca de 100 mil motoristas profissionais nos Estados Unidos.
Ainda não se tem uma previsão concreta da velocidade de aceitação dos caminhões autônomos em operações regulares, já que atualmente os modelos não estão disponíveis para venda, sendo liberados apenas para testes. Também não há uma data para liberação das vendas desses modelos de forma massiva.
fonte: BLOG o CAMINHONEIRO 

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Ônibus perde controle e invade casa em São Benedito, no Ceará

Jaílson Silva

Motorista perdeu o controle do ônibus e destruiu residência em São Benedito (Foto: Reprodução/TVM)
Motorista perdeu o controle do ônibus e destruiu residência em São Benedito (Foto: Reprodução/TVM)
Um ônibus de viagens invadiu uma residência na manhã desta quinta-feira (15), no município de São Benedito, na Região de Ibiapaba, interior do Ceará. O motorista do veículo ficou ferido.
O acidente ocorreu por volta das 5h40. Segundo moradores da cidade que presenciaram o acidente, o ônibus perdeu o controle, passou pelo muro e invadiu um dos compartimentos da residência.
Duas pessoas que estavam na residência saíram sem ferimentos.
A empresa Guanabara, responsável pelo ônibus, confirmou o ocorrido e informou que está apurando as causas do acidente.
fonte: G1 Ceará